Poemas para crianças: descubra a importância!

Ler poemas para crianças pode ser um caminho mágico. Confira as dicas do Planeta Pequeno Príncipe para a leitura ser um sucesso!

Publicado no dia 13 de maio de 2018

A leitura por si só já é um caminho florido para um universo da imaginação onde tudo é possível. Se desligar do mundo, conhecer novos horizontes e levar mais cor para a infância são alguns dos benefícios da leitura para a vida, seja qual for a idade. Agora imagine só a leitura de poemas! A mágica de poemas para crianças é única, nesse texto vamos te mostrar um caminho cheio de rimas, histórias e imaginação sem limites…

Família reunida onde os pais leem poemas para os filhos

O momento da leitura de poemas para crianças é de pura magia

Mergulhando no universo dos poemas para crianças

Desde os mais fáceis, até os maiores, poemas para crianças são verdadeiras preciosidades da literatura. Cada rima, cada linha tem o objetivo de encantar e trazer lições bem importantes para ver a vida de um jeito mais leve e encantador.

No livro O Pequeno Príncipe no Planeta das Poesias você e sua família podem nadar nesse mundo de poemas e gerar valores de generosidade, gratidão, amor ao próximo, gentileza e respeito. Valores essenciais para se viver em uma sociedade cada vez mais ansiosa e pessimista.

crianças lendo poemas em uma sala colorida

Estimular as crianças a lerem poemas enriquece o imaginário e o repertório de conhecimento

Como começar com o hábito da leitura de poemas para crianças

• Escolher um horário é sempre um bom caminho, exemplo: ler antes de dormir, assim a criança vai gerando uma expectativa e ela sabe que naquele momento é a hora de se desligar de tudo e se concentrar na leitura. Esse hábito quando levado para vida adulta é extremamente saudável, afinal a leitura é a porta de entrada para todos os outras habilidades, como escrita, fala, interpretação de texto, entre outros.

• Outra dica legal para ler poemas para crianças é preparar um cantinho em casa, com pufes, luz mais baixa, almofadas coloridas. Esse cantinho tem como objetivo inspirar a criança de forma visual para que o cérebro já entre na brincadeira. Pedir para criança desenhar depois da leitura do poema e fazer um mural com as imagens também é uma ótima opção de estímulo.

• Para os maiorzinhos que já estão na fase de alfabetização vale a pena explorar a escrita. Depois de um passeio no parque pedir para ele fazer um poema sobre o dia… Quem sabe na família tem um novo escritor e vocês nem imaginam?

Estimular a criatividade é tudo!

Você também pode conferir dicas no nosso Instagram @planetapequenoprincripe e sempre ficar de olho nas novidades do mundo literário infantil por aqui. Deixe seu comentário, elogio ou dúvida, se você já leu algum dos nossos livros nos conte também. Sua opinião é muito importante para gente!

Até o próximo texto!

 

Leia mais: Como se divertir com a leitura

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)