Os símbolos da Páscoa e seus significados

Publicado no dia 16 de abril de 2019

A Páscoa está chegando e, com ela, uma série de simbologias surgem em nossas vidas, seja em casa ou mesmo nos pontos comerciais – doces típicos, os famosos ovos de páscoa, figuras do Coelhinho…

Tudo isso não está nessa época à toa e cada um dos símbolos pascais tem um significado que vem de centenas de anos atrás. E hoje, nós vamos contar um pouquinho da origem e o que eles representam. Confira abaixo!

 

Conheça os significado dos símbolos da Páscoa

Separamos abaixo os 5 principais símbolos da Páscoa e, claro, os mais conhecidos atualmente. Fomos atrás dos seus significados e descobrimos bastante informações interessantes para passar às crianças, seja em sala ou em casa. Veja:

 

1 Coelho da Páscoa

O famoso e adorado coelhinho da Páscoa tem uma simbologia que vem de séculos atrás, desde os povos mais antigos – que viam no animal um sinônimo de fertilidade, já que ele é conhecido por ter ninhadas grandes em curtos períodos de tempo.

Daí para se tornar um símbolo da Páscoa foi apenas um pulo: o coelho de chocolate foi introduzido na cultura ocidental nesse período justamente por sua fama de trazer sorte, fertilidade e amor dentro de casa.

Nos dias atuais, o coelhinho de páscoa encanta as crianças de diversas formas, o que pode ser uma chance para fazer com que eles se interessem mais pela nossa história e as diferentes épocas em que ele foi utilizado.

 

2 Ovos de Páscoa

Já os ovos de Páscoa surgiram de uma tradição antiga dos povos Mediterrâneos, que costumavam dar ovos comuns como um presente para simbolizar o nascimento e à vida de uma forma geral.

Como a Páscoa fala sobre Jesus e sua Ressurreição, os ovos logo passaram a fazer parte da tradição da Igreja – e algum tempo mais tarde, foram transformados em ovos de chocolate para presentear famílias e amigos.

Hoje, mesmo com todo o comércio dos ovos, é bem legal contar para as crianças o porquê deles estarem presentes apenas na Páscoa e não em outras épocas do mundo. Aproveite para contar sobre os diferentes povos que o mundo já conheceu.

 

3 Sinos

Os Sinos de Páscoa são bastante comuns também em épocas como o Natal, já que ambas as festividades têm relação com a Igreja e com a tradição de séculos de tocar os sinos em domingos festivos. Hoje, é comum haver sinos de chocolate ou enfeitados durante o jantar, em uma representação do que realmente significa o feriado.

 

4 Colomba Pascal

A Colomba Pascal é um doce bem saboroso que foi criado na Itália. Ele tem, geralmente, o formato de Pomba, que representa a Paz e o Espírito Santo, símbolos importantíssimos na época da Páscoa. Geralmente, hoje é mais fácil encontrar Colombas de Chocolate, com uma receita diferente da original. Porém, é sempre bem legal contar para as crianças a origem do doce e o que ele significa!

 

5 Círio Pascal

O Círio Pascal é uma vela bem grande, utilizada geralmente em missas da semana santa e também aos domingos de Páscoa. Em casa, ela traz essa representatividade em tamanho menor, especialmente em famílias onde a tradição é mais presente.

A Vela é decorada com letras gregas que simbolizam o “início e o fim”, representando a ressurreição de Cristo e tudo que o feriado traz como reflexão para as pessoas de uma forma geral.

Para os pais que possuem habilidades manuais, fazer as velas em casa pode ser bem bacana, mesmo que elas não possuam os escritos das originais.

 

Brincadeira de Páscoa para fazer com as crianças!

Agora que você já contou aos pequenos quais são os símbolos da páscoa e o que eles significam, é hora de brincar e estimular a criatividade deles. Nossa dica é a famosa caça aos ovinhos de páscoa. Vamos ao passo-a-passo:

 

• Pegue ovinhos de Páscoa pequenos e esconda-os em diferentes lugares da casa ou da escola. Lembre-se: se forem crianças pequenas, esses esconderijos devem ser mais fáceis de serem desvendados.

 

• Faça uma lista de pistas. Por exemplo: O ovo está no lugar preferido do papai – e deixe-o no sofá. Com o ovinho, deixe mais uma pista para o próximo.

 

• Faça isso com alguns ovinhos para que a brincadeira dure bastante e, no fim, no local mais bem escondido, deixe os ovos grandes.

 

As crianças adoram e se divertem muito com a caçada!

 

Gostou das dicas de hoje e de tudo que as crianças podem aprender sobre os símbolos de Páscoa e seus significados? Compartilhe nas redes sociais!

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)