O Pequeno Príncipe encontra seus amigos do Folclore Brasileiro

Visitando o Planeta Terra, o Pequeno Príncipe andou pelas florestas brasileiras e viveu aventuras emocionantes

Publicado no dia 20 de agosto de 2018

Em uma das suas andanças pelo planeta Terra, nosso Pequeno Príncipe pousou em solo brasileiro. Essa aventura rendeu para o menino três novos amigos, pertencentes do nosso folclore: o Saci, o Curupira e a Iara. Vamos descobrir como foi esses encontros? Confira!

 

A Aventura do Pequeno Príncipe pelo Brasil

Doce e abertos às novas amizades, não foi difícil para o Pequeno Príncipe encontrar amigos no Brasil. Vamos todos juntos nesses encontros?

 

Saci-Pererê

Caminhando pela mata, seu primeiro contato foi com um menino negro de uma perna só, que aprontava traquinagens nas fazendas vizinhas e tinha um humor ácido: o Saci Pererê.

O Pequeno Príncipe se encantou pela agilidade do menino que, mesmo sem uma perna, conseguia tirar o sossego de todos os adultos. Desse encontro, a lição que nosso Pequeno Príncipe levou foi a de jamais perder o bom humor e alegria de viver.

 

Iara

Após se divertir com o Saci o dia todo, era hora de continuar sua caminhada. Se despediu do menino levado e seguiu em direção ao rio, onde conheceu mais uma nova amiga: a Sereia Iara. O que mais impressionou o menino foi seu corpo metade peixe, metade humano.

De cabelos longos e castanhos e voz suave, a nova amiga do Pequeno Príncipe queria mesmo era que ele ficasse por ali para sempre. Viajante e sempre em busca da sua flor, o menino talvez tenha sido o único capaz de resistir aos encantos da sereia e partir para conhecer mais amigos brasileiros.

Conseguiu dizer adeus à sereia, com a certeza que essa seria um dos encontros mais curiosos da sua existência. No caminho rumo à floresta, o Pequeno Príncipe ainda tinha mais uma grande lição para aprender.

 

Curupira

Dessa vez, o Pequeno Príncipe iria encontrar uma figura emblemática, moradora da floresta: o Curupira. Com os dois pés virados para trás e cabelos vermelhos, o novo amigo do nosso Príncipe parecia assustador só de longe – mas não passava de um menino arteiro como o Saci-Pererê.

O Príncipe descobriu que seu novo amigo não era só um entusiasta: era quem protegia toda a floresta imensa da ação dos homens. Foi então que ele soube que iria embora do Brasil com uma lição importante: jamais julgar alguém pela sua aparência e sim pelos seus atos.

Essa amizade foi suficiente para que o Pequeno Príncipe pudesse se despedir da Terra rumo ao seu Planeta com a sensação de que tinha visto e amado todos os tipos de criaturas.

 

Em seu pequeno coração, o menino Príncipe conseguiu descobrir mais sobre o nosso país e encontrou seres que estão vivos em nossos corações e nas histórias contadas pelos mais velhos. E há quem garanta: o Curupira, a Iara e o Saci estão na floresta, vivendo em harmonia com a natureza e ajudando a proteger seus lares.

 

Entenda o Folclore Brasileiro

Nossa historinha de hoje trouxe três dos principais personagens do folclore Brasileiro – que nada mais é do que um conjunto de lendas e de expressões populares, sobreviventes do mundo moderno. As narrativas de povos antigos, como os indígenas, ultrapassam barreiras e são conhecidas por todos nós – graças aos esforços dos educadores e escritores para manter vivo nosso jeito de enxergar o mundo.

O folclore conta com personagens baseados na vida em floresta, lendas, danças, músicas e resquícios do que diversos povos deixam no país, como os Africanos e os Portugueses.

Contar às nossas crianças as lendas e mitos derivados dos seus antepassados mais distantes é manter nossa cultura presente no conhecimento de todos.

 

Dá uma olhada na lenda da Iara contada por Bia Bedran para o “Senta que lá vem história…”, muito legal!

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)