O Carnaval no Brasil nas principais cidades do país!

Publicado no dia 15 de fevereiro de 2019

O carnaval no Brasil é uma das nossas maiores festas culturais, que reúne pessoas do mundo inteiro em prol da arte, celebrações, danças e diversos estilos musicais. Como todo nosso país, o Carnaval é diferente em cada cidade, o que faz o turista sentir o que temos de mais precioso: nossa diversidade impressionante.
Hoje, reunimos alguns dos lugares onde o carnaval é mais presente e curiosidades sobre eles. Confira!

1- Recife

O Multifacetado carnaval de Recife agrada a todas as tribos e os apaixonados pela música e pelo clima diferenciado da cidade. Conhecido por ser a festa do Momo, as comemorações começam um mês antes do feriado, com os pré-blocos, e duram até a quarta-feira de cinzas.
Com muito frevo, cultura popular, maracatus, caboclinhos, brincantes fantasiados e as famosas escolas de samba da região, as ruas da cidade são tomadas por muita alegria e animação. Estima-se que mais de 2 milhões de turistas visitem a região todos os anos – entre as capitais Nordestinas, Recife é o nome de respeito no carnaval Brasileiro com uma das maiores festas a céu aberto do país!

2- Olinda

Olinda não fica atrás de Recife quando o assunto é Carnaval. Cheio de facetas, cultura, música regional e cores que invadem as ruas da cidade. O famoso frevo tem espaço reservado para os dançarinos profissionais e também para os turistas que querem tentar a sorte e arriscar alguns passinhos.
Parte do círculo de Recife, a festa do Momo é a responsável pelo carnaval de Olinda, e ambas as cidades são bem parecidas nas suas festividades. Como grande característica, os Bonecos Gigantes de Olinda invadem as ruas e são praticamente um evento à parte.
Difícil não se envolver com as ruas cheias, os casarões antigos e um clima de festa que dura semanas – assim como Recife, o Carnaval começa bem antes das demais cidades brasileiras.

3- Salvador

Além das belíssimas praias e cultura o ano todo, traz em seu carnaval a cultura dos trios elétricos, que agitam a cidade inteira, em um movimento circular de celebração. A festa começa com preparativos semanas antes e se estende até depois da quarta-feira de cinzas, quando os turistas começam a diminuir – espera-se mais de 3 milhões de turistas todos os anos na cidade.
Entre as mais diversas celebridades que participam do carnaval de Salvador, as cantoras de axé, como Ivete Sangalo, aparecem todos os anos e são recebidas por multidões em busca de muita música. Além da chamada “pipoca”, onde ficam as pessoas a alguns metros atrás do trio, há opções de “abadás” que são bloquinhos organizados, com localização privilegiada colada a ele.

4- Rio de Janeiro

Um dos maiores carnavais do Brasil, o Rio de Janeiro recebe turistas do mundo inteiro em busca de agitação e da mistura incrível que a cidade tem nessa época do ano. Os famosos bloquinhos de rua acontecem quando os foliões se juntam em diversos locais da região, praias e bares.

O Carnaval do Rio tem grande movimentação quando falamos de Samba. A Sapucaí, o Sambódromo do Rio de Janeiro, recebe pessoas do mundo inteiro, que passam a noite vendo os desfiles das escolas de samba mais famosas da cidade, em uma apresentação impressionante, que mistura cores, alegorias, carros gigantescos e muita cultura. Se você for passar seu carnaval por lá, vale a pena ver um dia de desfiles!

5- Ouro Preto

O Carnaval de Ouro Preto é também um dos mais famosos do país, mesmo estando em uma cidade relativamente pequena, no interior de Minas Gerais. Mas, é exatamente esse o charme que a festa tem, reunindo pessoas de diversos lugares para curtir uma atmosfera diferenciada em meio às montanhas.
A festa dura dias e noites sem parar, com blocos que percorrem as ruas de pedra, agitam todos ao redor e fazem a cidade parar por pelo menos uma semana. A história que essa festa conta é a do século 19, com diversas apresentações artísticas, representadas na música, nas fantasias e em toda a decoração.

6- São Paulo

Engana-se quem pensa que São Paulo não tem um grande carnaval para chamar de seu. Além do tradicional desfile no Sambódromo, que ocorre em dias alternados ao Rio de Janeiro e é transmitido ao vivo pela televisão, a cidade tem também uma animada festa de rua.
Com incentivo da prefeitura, hoje o carnaval de São Paulo reúne bloquinhos pelas ruas maiores, fechando avenidas. A festa cresce ano após ano e recebe milhões de turistas do país inteiro em busca da animação paulistana!

 

Gostou das nossas curiosidades sobre o carnaval no Brasil? Compartilhe!

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)