Livros sensoriais, a nova tendência mundial! Confira!

Já ouviu falar sobre livros sensoriais? Se ainda não, preste bem atenção nesta matéria que iremos explicar todos os detalhes

Publicado no dia 8 de setembro de 2017

Já ouviu falar sobre livros sensoriais? Se ainda não, preste bem atenção neste post que iremos explicar os detalhes desse tipo de livro que vem conquistando pais e filhos ao redor do mundo.

Na foto um exemplo de livros sensoriais

Os livros sensoriais se transformaram em uma excelente técnica para explorar a criatividade das crianças (Foto: Gittta/ Shutterstock.com).

Os Quiets Books, que adaptado para o português significa livros sensoriais, são estilos de publicação voltada para as crianças. As obras são construídas através de pano ou feltro e sua criação visa desenvolver a coordenação motora das crianças e proporcionar o estímulo dos sentidos nos pequenos.

Na foto uma mulher começa a construir um livro sensorial

A criação e toda a montagem pode ser feita pelos pais com o auxílio das crianças (Foto: DragonImagens /Shutterstock.com).

Os livros sensoriais, na sua maioria, contam histórias ou vêm recheados apenas de imagens que ajudam a construir uma narrativa, fazendo com que a criatividade das crianças seja aguçada.

Na foto, as crianças exploram as ilustrações do livro.

Inserir os livros sensoriais no dia a dia das crianças ajuda a despertar o amor pela leitura (Brgfx / Freepik.com)

Através deles, os pequenos irão descobrir o mundo das cores, letras, números, formas geométricas e nomes de coisas e objetos que farão com que eles desenvolvam a sua atenção, memória e até mesmo o raciocínio lógico, já que muitos desses exemplares também podem conter jogos de quebra-cabeça, da velha e de memória.

Na foto alguns materiais utilizados na hora de montar o livro sensorial

Os materiais utilizados na construção dos livros sensoriais são os mais diversos possíveis, como pano, feltro, papel e muitos outros (Foto: Mostovyi Sergii Igorecvich / Shutterstock.com).

Esses livros também simulam atividades rotineiras das crianças, como o ato de fechar um zíper e amarrar o tênis, por exemplo. Outro ponto positivo é que cada caderno pode ser criado em casa, pelos próprios pais, já que a sua construção é feita de forma artesanal. Inserir os livros sensoriais no dia a dia das crianças ajuda a despertar o amor pela leitura.

Na nossa pesquisa sobre o assunto, encontramos diversos modelos. Um deles em particular nos chamou a atenção pelo capricho feito pela Katia, do canal do YouTube – Ka Artesanatos. Katia é famosa por ensinar diversas técnicas de artesanato. Gostamos tanto do trabalho dela que resolvemos repartir com vocês esse vídeo prático que ensina de maneira simples e objetiva a construir um livro sensorial. Vem ver!

Confira:

Crédito do vídeo: Ka Artesanatos

 

Leia mais: Literatura infantil: confira 5 dicas de como trabalhar em sala de aula.

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)