Histórias para ler no Natal – Encante as crianças com a magia dessa data!

Publicado no dia 17 de dezembro de 2018

O Natal é uma época mágica, especialmente para as crianças, já que ele representa tudo que elas adoram: presentes, família reunida, comidinhas e o lúdico em torno de histórias, lendas e sonhos que podem ficar mais perto da realidade.

O Natal também é um momento perfeito para aflorar nas crianças o interesse pela leitura – e ainda trazer o espírito de convivência entre pais e filhos, tão raro nos dias de hoje.

Para ajudar papais e mamães a encontrar as melhores histórias de Natal para ler nessa época tão especial, separamos algumas das mais bacanas e emocionantes – capazes de ensinar às crianças o verdadeiro motivo de tanta celebração! Confira!

 

Quais história para ler no Natal são mais convidativas às crianças?

 

Mesmo que os pais não sejam religiosos, é muito interessante para a criança vivenciar a magia do Natal. Uma época cheia de luzes, fantasia e a possibilidade de ter seus desejos realizados faz com que elas estejam mais despertas para seu lado lúdico – essencial para um crescimento saudável e feliz.

Separamos algumas dicas de histórias, que vão desde as mais comoventes até as mais engraçadas e mágicas. Anote!

 

A Lenda das Três Árvores

Autor: Jean-Baptiste Poquelin Molière

Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente. A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz. As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu! Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica de Natal.”

 

O Rato que Cancelou o Natal

Autor: Madeleine Cook

O Livro “O Rato que Cancelou o Natal” não é uma história pequena como a que citamos acima, mas pode ser lido na noite de Natal para crianças – já que é relativamente curto e muito ilustrativo.

Nessa divertida crônica de Natal, um pequeno ratinho, traumatizado com a árvore natalina e seus “perigos”, resolve que a única saída seria cancelar o evento de uma vez por todas! Com um tema lúdico, envolvendo animais diferentes e muito espírito de amizade, o livro é um prato cheio para que as crianças se divirtam e aprendam mais sobre o significado da data.

 

Um conto de Natal

Autor: Fernando Nobre

Mais uma sugestão excelente de livro para estimular o espírito Natalino, o Conto de Natal, resume um pouco do que a data representa: solidariedade, amor e compaixão. Conta a história de uma menina rica, que percebe aos poucos a importância de se doar ao próximo e fazer o Natal de outras pessoas mais feliz.

 

A vela de Natal! (Lenda antiga de origem austríaca) 

Autor desconhecido

Era uma vez um sapateiro pobre que vivia numa cabana, junto à encruzilhada de um caminho, perto de uma humilde aldeia. Como gostava de ajudar os viajantes que passavam junto à sua casa durante a noite, o sapateiro deixava uma vela acesa todas as noites na janela da casa para lhes iluminar o caminho. Certa altura, deu-se uma grande guerra que fez com que todos os jovens partissem, deixando a aldeia ainda mais pobre e triste. Ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, as pessoas da aldeia decidiram imitá-lo e, na noite de véspera de Natal, todos acenderam uma vela nas suas casas, iluminando assim toda a aldeia. À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas! Todos gritaram: “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela na véspera de Natal tornou-se tradição em quase todas as casas.”

 

Essas foram algumas dicas de livros e uma história curtinha para ler na noite de Natal. Que tal presentear seus filhos de forma com que eles trabalhem mais seus lados lúdicos e se tornem adultos mais apaixonados pelas Letras? Dê um livro de presente e aproveite esse momento com seus pequenos!

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais!

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)