Dicas de atitudes para preservar o meio ambiente

Confira as super dicas que o Planeta Pequeno Príncipe preparou para cuidarmos do nosso planeta com amor

Publicado no dia 25 de junho de 2018

Crianças aprendem observando o exemplo dos adultos e compreendendo como suas atitudes impactam o mundo ao seu redor. Ensinar lições de preservação do meio ambiente para elas é mais fácil do que muitas pessoas imaginam e pode ser o primeiro passo para criarmos adultos conscientes e capazes de estabelecer uma relação saudável com a natureza.

E é por isso que é tão importante que pais e professores procurem formas de aplicar as noções de preservação no dia-a-dia das crianças, de maneira que elas entendam o que cada mudança de atitude pode trazer para a sociedade como um todo.

Em junho, comemoramos a semana mundial do Meio Ambiente – uma excelente oportunidade para colocar o assunto em pauta na escola e em casa.

 

Dicas de atitudes – Ideias práticas e didáticas

Quando falamos de crianças, precisamos entender que elas ainda estão em processo de formação e que exigem orientação constante para compreenderem o significado por trás de cada ação. Por isso, é válido que os professores e os pais não só apresentem atitudes capazes de ajudar a preservar o meio ambiente, mas expliquem detalhadamente como elas podem fazer isso. Algumas ideias práticas e didáticas:

dica para preservar o meio ambiente jardinagem

Jardinagem

Com a jardinagem, é possível ensinar todo o ciclo da vida de uma planta, seja ela mais simples, como temperos e o próprio broto de feijão, até as mais complexas, como pés de tomate, alface e de frutas.

O contato direto com o plantio faz com que as crianças consigam entender como o processo de cultivo funciona e ainda permite explicações sobre o impacto dele na vida humana – seja na agricultura para alimentação, ou mesmo relacionado às árvores para filtragem do ar.

É importante que a criança possa mexer na terra e realizar os procedimentos sozinha, apenas com orientação de um adulto.

 

dica para preservar o meio ambiente economia de água ao escovar dos dentes

Economia de água

Outro exercício excelente para crianças é ensinar sobre economia de água e como ela impacta no meio ambiente como um todo. Ele pode ser feito quando a criança for escovar os dentes, por exemplo. Um adulto deve explicar de maneira didática noções como ligar a torneira apenas no momento certo.

 

dica para preservar o meio ambiente com materiais para reciclagem

Coleta seletiva

A coleta seletiva já é uma realidade na maioria das escolas e faz parte do aprendizado das crianças em relação ao meio ambiente. Além de ensiná-las a jogar o lixo no local correto, é interessante também explicar conceitos de reciclagem. Uma dica bacana é levar até a sala de aula alguns elementos produzidos com material reciclado ou dar a elas a chance de aprender a fazer por conta própria.

 

Crianças fazendo a coleta de lixo num parque para dica para preservar o meio ambiente

Lixo no lixo

Explicar o porquê de jogar lixo no lixo é fundamental para que as crianças entendam conceitos de preservação. Mas a dica aqui vai além da coleta seletiva que já citamos e dos resíduos comuns de casa e da escola. A ideia é ensinar sobre problemas relacionados ao excesso de lixo nas ruas, nos mares e nos rios.

Para crianças que moram perto da praia, uma visita explicativa pode ser muito rica em aprendizado. O mesmo vale para passeios no parque, no campo e até próximo a cachoeiras. Em caso de falta de recursos para sair da escola, explicações em sala de aula também são bem-vindas!

 

Rolo de filmes com imagens de animais na natureza para dica para preservar o meio ambiente sobre filmes

Animações e filmes

Por fim, uma outra dica para aplicar na semana do meio ambiente, é apresentar às crianças filmes e animações que tratem do tema com uma linguagem capaz de ser facilmente compreendida por elas. Além disso, livros também são boas opções e devem ser explorados ao máximo.

 

dica para preservar o meio ambiente mão com árvore reciclada no parque

Criar uma geração preocupada com o meio ambiente é uma excelente maneira de evitar problemas no futuro. Invista nessa ideia!

 

Leia mais:

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)