Como se divertir com a leitura

A leitura pode ser um hábito mais divertido do que se imagina através de práticas lúdicas e momentos de afeto e interação entre adultos e crianças

Publicado no dia 21 de dezembro de 2017

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, já dizia o escritor brasileiro Monteiro Lobato, autor da icônica obra infantil “Sítio do Picapau Amarelo”. Mas como tornar esse hábito de leitura tão importante para a formação da criança, uma brincadeira divertida e cheia de aprendizados?

Afetividade

A leitura pode ajudar adultos e crianças a criarem laços afetivos. Reservar um momento, mesmo que em período de férias escolares, para ler um livro é um passo importante para que as crianças sejam estimuladas a usar a imaginação e embarcarem em grandes aventuras através de histórias e contos. Esse espaço precisa ser visto como parte da brincadeira e não um momento obrigatório, tornando assim, a prática mais leve e natural.  Ler em voz alta e questionar a criança sobre o que foi lido, sobre situações com os personagens na trama também pode ajudar a tornar essa atividade mais interessante.

A leitura como momento de afeto e cumplicidade entre pais e filhos. Foto: Freepik

A leitura como momento de afeto e cumplicidade entre pais e filhos. Foto: Freepik

Tecnologia

Hoje, as crianças têm acesso de forma rápida e tecnológica a vários tipos de informações. Para atraí-las é necessário que haja um entendimento sobre qual o seu interesse específico. Estar atento aos gostos do pequeno e oferecer diferentes tipos de texto pode transformar a leitura em uma atividade mais divertida e atrativa. A tecnologia, por meio de tablets e computadores, não precisa ser vista como a vilã dos livros. Criar uma biblioteca virtual também é uma boa forma de estimular a leitura, pois existem vários e-books que disponibilizam atividades lúdicas sobre diversos títulos. A ressalva é apenas do ponto de vista dos excessos, encontrar o equilibro nessas atividades virtuais e as tradicionais do off-line é fundamental.

A tecnologia pode ser uma aliada ao estímulo à leitura. Foto: nensuria / Freepik

A tecnologia pode ser uma aliada ao estímulo à leitura. Foto: nensuria / Freepik

Imaginação

Se ao lermos nos tele transportamos para o mundo da imaginação, por que não transformar essa viagem em realidade? Associar leituras a passeios é outra forma interessante de atrair os pequenos para esse universo mágico. Se o livro estiver falando sobre animais, ver filmes, peças de teatros e até leva-los ao zoológico, torna a leitura muito interessante e agradável.

Os livros são os tele transportes mais divertidos para um mundo cheio de magia e aventura. Foto: jcomp / Freepik

Os livros são os tele transportes mais divertidos para um mundo cheio de magia e aventura. Foto: jcomp / Freepik

E aí? Que tal estimular o seu pequeno a ler cada vez mais? Há várias formas de estimular a criança a ler e transformar esse hábito em uma brincadeira saudável e estimulante. Vamos fazer a nossa parte?

 

Leia mais: 10 livros infantis que não podem faltar na estante.

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)