Como fazer tintas para crianças?

Pintar é muito legal, mas a criançada adora colocar a mão na boca e a tinta vai junto… Então vamos te ensinar duas receitinhas pra fazer tintas sem medo de ser feliz!

Publicado no dia 18 de outubro de 2018

Pintar é uma delícia e as crianças adoram! Esse tipo de atividade, além de muito divertido, é uma forma estimular a criatividade e as emoções dos pequenos – também é uma maneira muito eficiente de ensinar a compartilhar com os amigos e a desenvolver a arte. Por isso, pintar é uma brincadeira educativa, que merece um espacinho na sala de aula ou na sua casa. No texto de hoje, vamos ensinar a fazer uma tinta totalmente atóxica e comestível, perfeita para que as crianças possam se divertir sem medo de problemas. Confira mais abaixo e faça arte!

Tintas para crianças – É preciso cuidado!

Tintas comuns podem ser um problema para as crianças pequenas, que gostam de levar tudo à boca. Mesmo as chamadas atóxicas não são comestíveis e não podem ser ingeridas em excesso – isso pode acontecer em um segundo de distração.

Nossa dica é fazer a tinta em casa, com o cuidado para separar apenas ingredientes que possam ser levados à boca sem medo. E, acredite, é possível e pode ser bem divertido!

Vamos aos ingredientes principais:

  • Farinha de trigo. Para nossa receita, sugerimos apenas uma xícara.
  • Sal, também uma xícara para a receita.
  • E uma xícara de água quente. Nessa hora, cuidado com as crianças menores!
  • Corante comestível. Apenas umas gotinhas bastam para dar a cor certa a tinta.

Como fazer:

Primeiro, esquente a água até a fervura. Como falamos, cuidado com as crianças nesse momento. Espere esfriar e misture todos os demais ingredientes. Separe em potinhos e em cada um deles pingue uma cor diferente. As crianças adoram!

Dica: Essa tinta, apesar de comestível, não tem um gosto bom e as crianças costumam desistir logo na primeira vez que ela vai à boca. Mas, ela vai sal, então, separamos mais uma opção segura. Anote aí os ingredientes da segunda receita:

  • Uma xícara de amido de milho, a famosa maizena.
  • Uma xícara de água bem quente.
  • Corante alimentício.

Como fazer:

Misture tudo e depois acrescente o corante, como na outra receita. No caso dessa tinta, a criança não tem risco de ingerir sal em excesso, embora a primeira tenha um gosto ruim, o que pode ser motivo para que ela não tenha esse desejo. De qualquer forma, é uma opção também segura. Cuidado apenas enquanto ela ainda estiver quente – evite fazer a tinta na frente da criança.

Gostou das nossas dicas de hoje? Compartilhe!

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)