Brincar é muito importante!

Não tenha dúvida, brincar é super importante para o desenvolvimento físico, emocional e relacional do indivíduo. Toda criança precisa e tem direito a brincar. Confira as dicas de brincadeiras que nunca saem de moda…

Publicado no dia 16 de julho de 2018

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a importância de brincar. Afinal, entender o universo infantil não é uma tarefa simples. É preciso rever conceitos, compreender passos e processos que são únicos dessa fase da vida tão mágica e, ao mesmo tempo, tão decisória sobre o futuro e a saúde mental desses seres ainda em formação.

Brincar, embora pareça apenas um entretenimento, é capaz de despertar inúmeros princípios em uma criança, como cooperação, solidariedade, companheirismo e senso de grupo, em casos de brincadeiras em conjunto com colegas e amigos, e independência, foco, imaginação e criatividade, em casos de brincadeiras individuais.

Além de todo impacto na formação do caráter, a importância de brincar age também a nível motor. Sabe-se hoje que algumas brincadeiras estimulam o cérebro e o corpo, trazendo melhor evolução nesse sentido. Separamos algumas delas!

 

crianças brincando de amarelinha numa praça ou parque com árvores ao fundo

Brincadeiras que nunca saem de moda!

Algumas brincadeiras estão sempre em alta. Existem bons motivos para isso e a maioria deles diz respeito ao quanto elas estimulam a criatividade e o corpo ao mesmo tempo. Vale a pena citar as principais:

 

crianças brincando de cabo de guerra puxando uma corda e sorrindo

Jogos em equipe, como futebol, esconde-esconde e outros

Jogos em equipe são excelentes formas de fazer com que as crianças se desenvolvam a nível motor e também mental. Realizar atividades com amigos e colegas traz todos os benefícios que citamos, como a solidariedade, a cooperação e o companheirismo.

Além disso, correr, subir morros ou escadas e todas as atividades físicas em geral estimulam o crescimento muscular e ósseo – e também do cérebro.

 

crianças jogando ludo numa sala de brincar

Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro estimulam a criatividade, o raciocínio e o senso de estratégia – todos essenciais para o desenvolvimento infantil. Mesmo crianças pequenas podem aproveitar os jogos que são destinados à idade delas.

Bons jogos de tabuleiro – que tenham peças grandes e sem riscos de serem engolidas – ajudam também a criar a competitividade saudável. Vale também citar os jogos de montar, que são excelentes para os menores.

 

mãos de criança misturando as peças de um quebra cabeça

Quebra-cabeça

Por fim, um jogo que nunca sai de moda e traz excelentes resultados no cognitivo infantil é o quebra-cabeça. A tarefa de precisar focar em um exercício para chegar ao resultado esperado torna esse tipo de atividade excelente para ser oferecido às crianças de todas as idades.

 

crianças brincando de roda felizes em um gramado

A importância de brincar não está apenas na felicidade que essas atividades causam em uma criança. Todo seu processo cognitivo, físico e motor é beneficiado conforme as brincadeiras evoluem. Brincar é crescer de forma saudável!

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)