Atividade: Plantar com as crianças

Publicado no dia 11 de junho de 2018

No dia 5 de junho comemoramos o dia mundial do Meio Ambiente. E as crianças que frequentam a escola, já sabem que essa é uma data de extrema importância – onde elas aprendem, ano após ano, sobre preservação, cuidado com a natureza e o papel que as plantas têm em suas vidas.

Ensinar uma criança desde pequena sobre meio ambiente é criar adultos responsáveis e auto-críticos, que entendam a relação suas ações e a sobrevivência da humanidade como um todo.

criança plantando com adulto na atividade do planeta pequeno príncipe

A importância das plantas

Quando uma criança aprende a plantar, temos a oportunidade de não apenas ensinar sobre jardinagem, mas sim criar a consciência de como as plantas impactam em suas vidas.

Por isso, a dica para professores e pais que desejam começar essa atividade com crianças, é explicar ao longo do processo como o meio ambiente muda a qualidade do ar, diminui ou aumenta a temperatura na Terra e ainda preserva espécies de animais que elas adoram.

Relacionar o plantio com a vida dos pequenos, faz com que eles criem o sentimento de mudança e de importância em cada um dos seus atos. Isso pode fazer, inclusive, com que a atividade seja muito mais interessante e pedagógica.

 

criança com vasinhos na atividade do planeta pequeno príncipe

Como plantar com crianças? Passo-a-passo!

Antes de mais nada, é essencial que a criança escolha a planta que mais a agrada. Isso fará com que o processo de cultivo seja muito mais interessante e dinâmico, já que haverá a expectativa de ver a planta crescendo e se desenvolvendo. Após a escolha, hora do passo-a-passo:

• Se queremos fugir do clássico plantio no feijão, podemos inovar com acesso à terra, vasos e sementes gerais. Para isso, a escola deve disponibilizar pequenos vasinhos furados, pedras e terra de qualidade.

• Escolha um local de qualidade, onde a planta ficará longe do sol excessivo e do vento. Se o vaso for pequeno, ele poderá ser movido em horários mais frescos para tomar sol. O ideal é que o local receba luz natural pela manhã.

vasos de hortaliças para plantar na atividade do planeta pequeno príncipe

• Uma boa dica é optar pelas plantas aromáticas, como tomilho, alecrim, etc. São fáceis de crescerem e agradam pelo cheirinho. As crianças adoram!

• O vaso precisa ter um tamanho médio para as plantas que sugerimos, já que elas precisarão de espaço para criarem raízes. Peça para a criança colocar no fundo do vaso algumas pedrinhas de até 4 centímetro e explique que esse processo é importante para que a água seja bem distribuída.

• Peça para a criança colocar a terra adubada diretamente no vaso, deixando um palmo sobrando.

• No caso do Alecrim, por exemplo, pode-se utilizar uma muda. Peça para a criança fazer um buraco de tamanho suficiente para que a planta seja colocada com cautela. A muda deve ficar fixa e firme no vaso. Após isso, peça para que a criança regue a planta, sem exageros.

• Pronto! Agora, é importante que a criança regue a planta todos os dias, recebendo explicações sobre o assunto. Ela irá ver a planta se desenvolver e crescer. Estimule esse processo diariamente. Mostre que, após algum tempo, os galhos podem ser cortados para serem utilizados como tempero – e que a planta continuará crescendo.

 

Esse processo de plantio do alecrim pode ser feito em qualquer outro tipo de planta. Deixe a criança escolher a sua preferida!

 

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)