A importância da leitura na construção do cidadão

O hábito de ler permite mais que uma viagem ao universo literário da obra. A leitura é fator importante na construção do cidadão. Confira 5 dos vários benefícios que a prática exerce numa sociedade.

Publicado no dia 6 de dezembro de 2017

Você já parou para pensar nas vantagens de ler um livro? Se sim, com certeza deve ter ligado a importância da leitura como elemento fundamental na formação do cidadão pensante disposto a dialogar com o mundo e a refletir diante de opiniões contrárias. Para a professora Lívia Suassuna, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma sociedade que incentiva o hábito de ler está ajudando no processo de transformação social.

“Em uma sociedade onde todos têm o mesmo nível de educação não há desigualdade social, cultural e econômica, pois os bens são igualados”, afirma.

 

Com a ajuda de Lívia, listamos cinco benefícios da leitura para você se inspirar e estimular as crianças a ter uma rotina divertida e enriquecedora. Confira:

A importância da leitura enriquece o cidadão culturalmente

A importância da leitura está atrelada ao crescimento cultural Foto: pressfoto / Freepik

1. Enriquecimento cultural

Os livros são os principais meios de informação. É na leitura que descobrimos diferentes povos, absorvemos antigas e novas histórias, e entendemos o quanto o mundo é diverso e o quanto é importante ter conhecimento disso. A importância da leitura está no desenvolvimento do lado pessoal e profissional de cada cidadão, que ao ler aumenta seu repertório cultural e o senso crítico.

A importância da leitura para o diálogo

Com o hábito da leitura há a construção de argumentos que leva ao pensamento crítico Foto: tirachard / Freepik

2. Consciência crítica

Lívia chama atenção para o pensamento de Paulo Freire de que “a leitura do mundo precede a leitura da escrita”, frase que toma como base as referências culturais e sociais que somadas às experiências literárias amplia a noção de realidade. “Isso permite que a pessoa problematize o conteúdo que recebe e que consiga argumentar”, pontua.

A importância da leitura desenvolve a reflexão

A capacidade de refletir sobre temas é um dos inúmeros benefícios do hábito de ler Foto: ijeab / Freepik

3. Capacidade de refletir

Este tópico está totalmente ligado aos anteriores. Todo o conhecimento adquirido durante a leitura vai ser subsídio para criar um raciocínio completo sobre o tema discutido. A partir das experiências lidas, é possível estimular a mente para criações de questionamentos e argumentos.

A importância da leitura na criatividade

A importância da leitura ajuda a desenvolver um ser pensante e criativo Foto: iofoto / Depositphotos.com

4. Estímulo à criatividade

Ainda durante as primeiras páginas do livro, o leitor tem uma ação involuntária: um mergulho profundo no universo da obra. Neste momento, imagina-se os rostos dos personagens, a cidade onde se passa a história e os enredos dos próximos capítulos. A importância da leitura está no instante onde, inconscientemente, você desenvolve a capacidade de abstração e de criação, e junto a isso a expansão da inspiração e criatividade .

A importância da leitura no desenvolvimento da escrita

A leitura desenvolve o conhecimento gramatical e a boa escrita Foto: freepik

5. Habilidade linguística

Neste tópico, a importância da leitura ultrapassa o benefício de dominar os conceitos gramaticais. O hábito de ler desenvolve a capacidade de escrever e de se comunicar, e, consequentemente, de ser compreendido. Uma boa leitura vai além de uma simples decodificação de palavras, é de fato compreender o que está sendo dito pelo autor. É, de fato, uma interação social entre leitor e autor.

 

Leia mais: 10 livros infantis que não podem faltar na estante.

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)