7 dicas para ler poemas para criançada

A leitura de poemas pode ser muito divertida, veja as dicas que preparamos para aproximar as crianças desse mundo mágico e divertido

Publicado no dia 20 de maio de 2018

Com o mundo da tecnologia trocar um jogo por um livro é uma missão quase que impossível. Porém, sabemos o poder da leitura na infância e pensando nisso escolhemos 7 dicas poderosas para despertar o gosto da leitura de poemas na criançada e tornar-se um hábito gostoso em casa. Confira!

Mãe ler com os filhos na sala

O hábito de leitura começa no adulto, as crianças precisam do exemplo

1. O exemplo vem dos adultos

A leitura não tem idade! Mas, na infância é desenvolvido e descoberto hábitos inspirados nos adultos. Se você é pai ou mãe de um pequeno nesta fase de descobertas, leia. Ande com um livro para ler no transporte público, conte para seu filho a história do livro que você anda lendo, as imagens, as letras, cor da capa… Cada detalhe é essencial para formação do gosto pela leitura do pequeno.

 

Livros e relógio para hora da leitura

Dedicar uma hora para a leitura um hábito muito saudável

2. Crie a hora da leitura

Hábitos como escovar os dentes antes de dormir, tomar café da manhã, são comportamentos que são implementados na infância e levados para a vida adulta. Criar a hora da leitura é importante para que eles se acostumem com a rotina. Leituras leves e divertidas como o livro O Pequeno Príncipe no Planeta das Poesias é um ótimo começo para essa hora da leitura.

 

Família reunida e a mãe desligando a tv

É preciso ter concentração e se desligar das distrações

3. Desligue as distrações

Celulares, televisão, rádio, tudo isso tira a atenção do momento importante que é a da leitura. É essencial nesta hora focar no que importa: na história. Então desliguem os celulares, desliguem as televisões e aproveitem esse momento especial.

 

criança deitada lendo e tocando no livro

O tato é um excelente caminho para a criança criar intimidade com o livro e com a leitura

4. Apresenta o tato com o livro

Muitos livros infantis, como os da nossa coleção é cheio de cor e repleto de surpresas sensoriais, o que é ótimo para o pequeno. Deixe ele segurar, sentir o cheiro de folha nova, a textura da capa, cada nova descoberta é importante para a criança conhecer o livro e a história de um jeito muito particular.

 

Mãe lê para filha num parque

Levar a leitura para lugares diferentes e divertidos torna tudo mais gostoso

5. Concilie a leitura com uma diversão

Nada mais gostoso do que ler um livro cheio de surpresas! Contar um poema com fantoches, por exemplo, é muito mais divertido! Se os poemas forem relacionados aos animais, que tal ir ao um zoológico fazer um piquenique e a hora da leitura por lá? Opções não faltam para colorir que a hora da leitura tenha um cenário especial.

 

duas meninas sentada numa árvore lendo

Quanto mais natural, mais facilmente a criança aproxima-se do poema

6. Não transforme em uma obrigação

O importante é que a leitura seja leve, divertida, colorida e gostosa. Se existir briga para este momento já pode causar uma rejeição na criança. Quanto mais leve e natural, melhor. Então ao convidar para a hora da leitura fale para a criança de uma surpresa no meio do poema, que o Pequeno Príncipe espera por ela… Apostar na imaginação é sempre um ótimo caminho convidativo para a criança.

 

Menina com coroa de rainha e coração na testa

A fantasia faz parte da leitura de poemas

7. Vá além do poema

Imaginar a cor do cabelo de um personagem, onde ele mora, qual a época que aquele poema foi escrito, mergulhar na história além de ser muito gostoso, trás mais conhecimento e descobertas para o pequeno. A criatividade de ir a fundo no poema faz com que a criança seja uma leitora apaixonada pelas letrinhas.

 

Seja no nosso site, facebook, instagram ou até mesmo na nossa coleção de livros temos portas para a imaginação e histórias incríveis contadas em cada coleção para encantar o seu lar.

Comente, compartilhe e esteja sempre pertinho do Planeta Pequeno Príncipe!

 

Leia mais: Poemas para crianças: descubra a importância!

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)