5 sites para aprender mais sobre a Amazônia!

Desde cedo é preciso ter consciência da importância em defender a Amazônia, por isso esse post é tão especial, bem informativo…

Publicado no dia 9 de setembro de 2018

A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo e se divide em diversos países, entre eles, o Brasil – no nosso país, estão localizados cerca de 60% de toda a área florestal. Com uma biodiversidade impressionante, a Amazônia é uma das nossas maiores riquezas e, por isso, merece o esforço para que a preservação seja pauta em todas as escolas.

No texto de hoje, separamos 5 sites para que os professores possam retirar dados, notícias e informações gerais sobre a floresta, como uma oportunidade de aumentar o conhecimento deles e dos seus alunos. Confira nossa lista!

A importância de preservar a Amazônia

Antes de falarmos sobre os 5 sites sobre a Amazônia, precisamos explicar o quanto é importante falar de preservação com os alunos. Segundo um dado do IPAM, mais de 7000 quilômetros foram desmatados apenas entre meados de 2015 e início de 2016.

É um dado bastante preocupante, especialmente se levarmos em conta o quanto já foi desmatado durante todos os anos do progresso mundial. Segundo o IBGE, esse desmatamento aumentou mais de 50% nos últimos 20 anos.

Por tudo isso, vale a pena saber onde encontrar as melhores informações sobre o assunto. Anote!

 

1 | SOS Amazônia

O SOS Amazônia é um site bastante informativo, com inúmeros dados importantes sobre a floresta, moradores locais e tribos indígenas. Além do site, o SOS Amazônia produz conteúdo para as redes sociais, com vídeos, fotos e entrevistas.

2 | Greenpeace

O Greenpeace é um dos maiores defensores da natureza – e não poderia ser diferente em relação à Amazônia. Um dos projetos de destaque do Greenpeace Brasil é o “Amazônia em Águas profundas”. A ideia é proteger os corais dos rios e manter a biodiversidade aquática da região.

3 | Info Amazônia

Outro site com dados sobre a floresta, além de apoiar uma série de projetos, como os que ajudam os moradores locais a viverem da renda associadas às formas saudáveis de extração dos recursos naturais – bons exemplos são os frutos das raríssimas árvores da região. Acesse infoamazonia.org que tem um Blog muito bacana!

 

4 | Amazônia.org

O site Amazônia.org reúne uma série de notícias recentes sobre a floresta, assim como a economia local, a rentabilidade dos moradores da região e as últimas informações sobre os desmatamentos e as novas leis de preservação.

Para quem deseja saber mais sobre como andam os projetos mais atuais da floresta, o site garante confiabilidade e fontes precisas.

 

5 | WWF Brasil

Outro grande representante da preservação ambiental é o WWF. No site brasileiro, as informações sobre as florestas nacionais, como os projetos de preservação, estão sempre atualizadas. Um dos programas apoiados pela WWF Brasil é o “Áreas Protegidas”, que tem como principal objetivo manter o desmatamento controlado – evitando que espaços de alta biodiversidade sejam explorados pela indústria madeireira.

 

Fique esperto!

Esses foram alguns dos sites mais confiáveis para encontrar informações sobre a Amazônia. Para os professores que desejam reunir materiais a respeito do desmatamento ou de projetos sociais para moradores, há atualizações semanais e diárias na maioria deles.

O assunto é excelente para causar nos alunos o senso de preservação – além de mostrar a eles a diversidade do país e o tamanho da riqueza natural que temos.  

Separamos, também, o vídeo oficial do Greenpeace sobre os corais da Amazônia – trata-se de uma introdução ao projeto, divulgada pelo canal que a organização mantém no Youtube. O material pode ser utilizado em sala de aula para trazer o assunto aos alunos. Confira:

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro dos eventos e novidades ;)